Quem é o coronel que conquistou Tarcísio de Freitas? Os bastidores do poder por trás da agenda do go

广告位火热招租中
```html

Assessor especial de Tarcísio de Freitas (Republicanos), o coronel da reserva André Porto Rodrigues conquistou espaço nos últimos dois meses na administração estadual e passou a se autodenominar “chefe do gabinete pessoal do governador”. O cargo não existe oficialmente, mas, na prática, ele comanda o cerimonial do governo, controla a agenda de compromissos e quem entra e quem sai da sala do chefe do Executivo estadual.

PUBLICIDADE

As novas atribuições de Porto, que despacha de uma sala próxima à do governador no Palácio dos Bandeirantes, eram desempenhadas pela Casa Civil, chefiada por Arthur Lima (PP). O secretário tem sido alvo de fritura de aliados de Tarcísio, que questionam o desempenho dele à frente da pasta e pressionam por uma troca.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou substituir Lima pelo senador Ciro Nogueira (PP), como mostrou o jornal O Globo e confirmou o Estadão, mas a mudança não se concretizou. Apesar disso, foi o próprio Tarcísio quem decidiu retirar parte dos poderes do secretário e transferi-los para seu “gabinete pessoal” sob o comando do coronel.

Quais são as atribuições de André Porto na administração estadual?

Em nota, o governo de São Paulo buscou separar as funções de Porto e da secretaria chefiada por Lima. Argumentou que um cuida da assessoria pessoal de Tarcísio e o outro responde pelo assessoramento técnico.

Como tem sido a relação entre Porto e Lima nos bastidores do governo?

Nos bastidores, integrantes do governo minimizam a ascensão de Porto e negam uma disputa por espaço entre ele e Arthur Lima sob o argumento de que eles são amigos há décadas. O secretário da Casa Civil também protagoniza uma disputa por espaço e influência nos rumos da gestão com o secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD).

Quem são os integrantes da turma de 1996 da Academia Militar das Agulhas Negras?

Porto, Lima e Tarcísio se conhecem há décadas. Os três são da turma de 1996 da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), conhecida como Turma do Bicentenário da Inconfidência Mineira. Antes disso, estudaram juntos na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).


Por /


广告位火热招租中